quarta-feira, 27 de março de 2013

Lisson Gallery chega à São Paulo


Lisson Gallery apresenta

Nostalgia para o Futuro

no Centro Brasileiro Britânico

Anish Kapoor, Tony Cragg,Shirazeh Houshiary,Richard Deacon, Ryan Gander, John Latham, Julian Opie, RichardLong entre outros participam de exposição em São Paulo.

Abertura: 2 de abril às 19h
visitação: de 3 a 21 de abril de 2013

A Lisson Gallery traz para o Brasil, com o apoio da Cultura Inglesa, uma exposição  que reúne 40 trabalhos que marcam a trajetória de quase 50 anos de sua fundação no final dos anos 60 emLondres. Para este primeiro programa de exposições nacidade, a Lisson Gallery apresenta uma mostra institucional no Centro Brasileiro Britânico, em paralelo a SP-Arte 2013, trazendo obras de seus mais prestigiados artistas como Anish Kapoor, Tony Cragg, Richard Deacon, Ryan Gander, John Latham, Julian Opie, Richard Wentworth entre outros. A mostra acontece a partir de 2 de abril.

Aexposição tem curadoriados diretores da Lisson Gallery, Grey Hilty, Alex Longsdail e Marc Tutt. Os curadores tem como objetivo passar uma visão multi-geracional e dinâmica do históricoda galeria desde sua fundação, trazendo trabalhos que refletem o pais anfitrião desta exibição, o Brasil, que também  contribui amplamente para a arte contemporânea global.

O titulo da exposição, ‘Nostalgia para o Futuro’, é inspirado na obra do artista Jonathan Monk, de mesmo nome e que estará nesta exposição,  e transmite uma tensão criativa entre o passado e o futuro.

Os artistas aqui expostos são todos representados pela Lisson Gallery, considerada pioneira na construção de um público fiel e de  um mercado  da arte contemporânea desde sua fundação em 1967 por Nicholas Logsdail.

‘Nostalgia para o futuro” representa o trabalho de  muitos artistas chaves de sucessivas gerações de inovadores e distintos artistas britânicos, que vai desde os britânicos de Art&Language para Richard Long, FloyerCeal, Gander Ryan e HaroonMirza e seus contemporâneos, que permanecem estreitamente identificado com a história da galeria.

LissonGallery

A Lisson Gallery foi fundada em 1967 por Nicholas Logsdail. A Lisson firmou-se como uma das galerias privadas líderes na Grã-Bretanha. Foi fundamental na introdução da obra de artistas americanos conceituais como Donald Judd e Sol Lewitt para o público do Reino Unido e sempre representou os mais interessantes artistas contemporâneos britânicos.
Durante quase 50 anos a galeria identificou sucessivas gerações de artistas, cada um com uma abordagem radical e distinta face às possibilidades artísticas do seu tempo. Trabalhando desde cedo com artistas tão variados como Dan Graham, John Latham ou Tony Cragg e Anish Kapoor, e gerações mais recentes, incluindo Ai Weiwei, Allora& Calzadilla, Ryan Gander e Haroon Mirza, a Lisson Gallery tem percorrido uma missão que se estende para lá da arte mas que procura também um contexto intelectual, cultural e social com o objetivo de promover a carreira dos artistas que representa, apoiando a produção, apresentação e aquisição das suas obras.

SERVIÇO:

Nostalgia para o Futuro

Abertura: 2 de abril, às 19h
Visitação: de 3 a 21 de abril de 2013
Artistas convidados:

ART & LANGUAGE | Tony Cragg | Angela de la Cruz | Richard Deacon | Ryan Gander | Shirazeh Houshiary | Peter Joseph | AnishKapoor | John Latham | Richard Long | Jason Martin | HaroonMirza | Jonathan Monk | Julian Opie | Richard Wentwort

Local:

Centro Brasileiro Britânico - Edifício Cultura Inglesa

Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros - São Paulo – SP
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h
sábados domingos e feriados das 10h às 16h. 
Apoio cultural: Cultura Inglesa

Assessoria de imprensa: Solange Viana
Tel. (11) 4777-0234 | solange.viana@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário