quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ana Nitzan lança seu primeiro livro "Sublimação"


“Sublimação” - livro de Ana Nitzan

Primeiro livro da artista paulistana Ana Nitzan, será lançado dia 11 de novembro, às 19h, no BESI Brasil. A obra, um objeto de arte, conta com encadernação original e foi organizada pelo curador Eder Chiodetto com projeto gráfico de Milena Galli.


“Sublimação” é o título do primeiro livro da artista Ana Nitzan, organizado pelo curador Eder Chiodetto, o livro reúne fotografias da série, além de cadernos de imagens que mostram os vários processos de trabalho da artista em seu ateliê, texto de apresentação e uma entrevista. Pensado como um livro-objeto, a obra teve projeto gráfico de Milena Galli. Folhas duplas são intercaladas com cadernos de paginação simples, criado assim o volume por meio do qual as imagens de árvores de flores ganham a mesma ilusão de tridimensionalidade que a artista obtém nas suas obras em galerias e museus.

Ao se deparar um dia com uma imensa árvore florida, Ana se deparou com um problema: como representar tal grandiosidade por meio da fotografia? Intuitivamente fotografou dois lados da árvore. Na edição, uniu as duas faces. As árvores surgiam sem tronco, sem contato com o solo. Era como se voassem. Ao fotografar os dois lados da mesma copa, na tentativa de forçar os limites da fotografia para que aludisse à tridimensionalidade do referente, a artista casualmente criou a ilusão de uma levitação.

Conta a artista “criei um universo por onde vago nas memórias da infância, sob as raízes ou sobre as copas das árvores. Lugares interiores onde me permitia sonhar com o que ainda não havia acontecido”.

A artista explica como chegou neste processo: “Depois de estudar fotografia, decidi experimentar a pintura, o desenho e, finalmente, a construção de objetos. Durante um tempo, velei fotografias com pintura. Destas experimentações surgiu a linha que eu buscava para juntar desenho e fotografia. A linha passou a ser um elemento muito presente nos meus trabalhos” diz a artista.


Para o curador Eder Chiodetto, “Costurando as duas faces da árvore pelo avesso do papel fotográfico e abrindo-o, como quem abre um livro – metáfora da fonte de conhecimento –, Ana Nitzan conseguiu unir as pontas, estéticas e conceituais, que entrelaçam as indagações poéticas e filosóficas que a despertaram naquele primeiro momento diante da árvore no campo. Essa imagem-sublevação sintetiza organicamente os ciclos vitais, a transcendência, a espiritualidade. Ao mesmo tempo, especula poeticamente sobre os limites da representação, da nossa percepção visual, do nosso olhar para o entorno”, diz.

Sobre a artista:

Ana Nitzan, paulistana, formada pela Escola Rudolf Steiner de São Paulo Waldorf e Desenho Industrial pela FAAP de São Paulo, em 1989. Possui produção artística desde 1990. Desenvolve pesquisa em fotografia, desenho, pintura, jóias, escultura e suportes que supram a necessidade de expressão poética da reflexão artística. As obras, na maioria dos casos, referem-se à percepção simbólica e afetiva entre ser humano e natureza. A mais recente série de Ana Nitzan, Sustentável Sublimação alude ao momento em que a árvore, sem o caule é sustentada pelo ar, transcendendo a fotografia que é literalmente costurada formando um volume real, esta segunda questão de fundo de toda essa série: o antagonismo entre os pontos da imagem em si, espiritualidade e mito. Participou de diversas exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior. Possui obras em coleções públicas, Banco Espirito Santo, BES e Banco Itaú S.A.


SERVIÇO:
Lançamento do livro e exposição SUBLIMAÇÃO de Ana Nitzan
R$ 100,00  | 244 págs
Instalação e fotos (com fragmentos, desenhos, cristais, terra, sementes de cobre que constroem o pensamento da artista). Dress photo by phD edição limitada
Abertura: 29 de novembro, sábado, das 14h às 18h
Visitação: de 01 a 23 de dezembro de 2014
Local: dconcept escritório de arte na Al Lorena 1257 G1/C3.
Cep 01424-001 Jardins |São Paulo | Tel 3085 5006 www.dconcept.com
De segunda a sexta das 14h às 19h | Sábados das 11h às 15h | Entrada Franca
Patrocínio: BESI do Brasil S.A.

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário