terça-feira, 3 de novembro de 2015

Leila Monsegur apresenta site specif no Sesc Santana



 Leila Monsegur apresenta ZOOCIEDADE
nas paredes do Sesc Santana


A artista argentina, Leila Monsegur, radicada em São Paulo, apresenta a partir do dia 10 de novembro, sua mais nova construção: zoociedade. Uma intervenção, que será realizada nas paredes do Foyer das Artes, no Sesc Santana. A abertura acontece no dia 21 de novembro, que é quando o mural estará concluído. O público poderá acompanhar a evolução da obra que tem caráter de work in progress (trabalho em processo).

Realizado no Foyer das Artes, do Teatro do Sesc Santana, onde a linha ganha um caráter poético e musical, a artista oferece-nos a entrada num universo sinestêsico. O tema escolhido, oferece um nexo entre as linguagens, levantando questões sobre nossa própria humanidade, a fruição e a produção de arte na contemporâneidade.
Fruto de um jogo de palavras e da interação entre artes visuais e música, "Zoociedade", nasceu da pesquisa da artista, onde seres antropomorfos, zoomorfos nos oferecem um reflexo do tempo em que vivemos.


As criaturas híbridas fazem parte da imaginação humana nos mitos, nas teogonías e totens. O lado "animal" nos assombra desde os primórdios.
Onde começa o humano e acaba o animal?

A artista propõe um paralelismo entre os seres híbridos representados e a produção contemporânea, oferecendo uma metáfora representativa da fusão das linguagens artísticas. Existe um limite que demarque as áreas? Onde termina o desenho? onde começa a pintura? e a música?
percebemos paisagens sonoras ou barulho?

Os traços se entrelaçando, sobrepondo, percorrendo a parede em branco propõem uma metáfora social, não isenta de humor, com seus fluxos, divisões e justaposições, narrando limites e tramas.

A delicadeza do traço contrasta com as expressões barulhentas dos seres antropomorfos representados, que nos revelam simbolicamente seus diversos caracteres.

O trabalho se desenvolve em um diálogo entre a linha e a artista, em um  work in progress onde a escuta atenta faz parte da criação plástica. Desenho e música se misturam no silêncio da superfície, nos sons que surgem na pausa do branco da parede. Cabe ao espectador interpretar a peça.

Formada na Escola Nacional de Bellas Artes, IUNA, (Argentina)
a artista argentina, radicada no brasil, desenvolve seu trabalho a partir das diversas vertentes das artes plásticas, desenho, pintura, performance multimidia, animação e ligth design, conformam o corpo e a pesquisa na sua obra.
Coordena o grupo de performance multidisciplinar Membrana Experimental Fiat Lux e o coletivo Atelier Aberto, que explora os limites da arte pública e as relações possíveis entre as pessoas e as cidades, desenvolvendo intervenções urbanas em pintura mural.
Expõe regularmente desde 1990, com mostras e arte mural em Berlim, Milão, Viena, Cidade do Mexico, Buenos Aires e São Paulo.
Possuem suas obras instituições públicas e coleções privadas.
 Vive e trabalha em são paulo

SERVIÇO:
ZOOCIEDADE, intervenção mural de Leila Monsegur
Work in progress: de 10 a 20 de novembro
Visitação: de 21 de novembro de 2015 a 21 de fevereiro de 2016
Aberto ao público em geral
Local: Foyer das Artes
Sesc Santana
Terça a Sábado das 10 às 20h, 
Domingos e feriados das 10 às 17h.

Av Luiz Dumont Villares, 579.
Jardim São Paulo


Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com | @solangeviana






Nenhum comentário:

Postar um comentário