segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Thomaz Farkas é a nova exposição na LUCIANA BRITO GALERIA




Thomaz Farkas referencial e inédito

Exposição Memórias e descobertas reúne fotografias icônicas e achados recentes e nunca vistos do artista morto em 2011, um dos nomes máximos da fotografia brasileira. De 08/11/14 a 9/1/15

Luciana Brito Galeria tem o prazer de ser a primeira galeria a representar comercialmente (desde 2013) e, agora, a realizar uma exposição individual de Thomaz Farkas (1924-2011). Sua carreira tem sido foco de várias individuais e coletivas antológicas com variados recortes desde os anos 40, além de um extenso trabalho de pesquisa e preservação realizado pelo Instituto Moreira Salles desde 2007. No entanto, esta seleção, com curadoria de Sergio Burgi e João Farkas, reúne um panorama especialmente amplo da obra do artista. Será a primeira vez que séries importantes de autoria de Thomaz Farkas são reunidas em conjuntos maiores.

A famosa série Recortes, que sintetiza sua pesquisa formal, e o impressionante registro da criação de Brasília, com um certo caráter cinematográfico, por exemplo, são dois pilares de facetas complementares do artista, cujo trabalho fundia rigor técnico, experimentalismo e um profundo interesse pela realidade brasileira.

Com quase uma centena de trabalhos, a exposição abrange sua produção inicial (incluindo imagens inéditas das célebres séries feitas em 1946 com bailarinos russos e brasileiros), filmes (na maturidade artística, seu interesse pelo cinema documentário o levaria a criar a Caravana Farkas, responsável por uma produção icônica dedicada à cultura brasileira), e documentos. Uma rara série em cor também será exibida, além de ampliações de época nunca antes expostas.

Thomaz Farkas é um dos principais nomes da fotografia brasileira moderna, ao lado de artistas como Gaspar Gasparian e Geraldo de Barros. Partindo criticamente do pictorialismo e da fotografia baseada nos gêneros tradicionais da pintura (retrato, paisagem, etc), os artistas enfocaram aspectos do meio fotográfico em si, distanciando-se do tratamento de fotografias como meras reproduções. Mas Farkas se destacaria também como empresário, produtor e realizador cinematográfico, empreendedor cultural, pesquisador e divulgador da arte fotográfica.

Nascido em Budapeste e radicado em São Paulo desde os 6 anos de idade, Thomaz Farkas era filho do fundador da Fotoptica, empresa pioneira na comercialização de equipamentos fotográficos no Brasil. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1949, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. No mesmo ano, o fotógrafo teve trabalhos selecionados para mostra no MoMA de Nova York, que naquele momento também adquire sete de suas obras.

Quatro vezes eleito o representante do Brasil na Photographic Society of America, Farkas foi também central na criação dos departamentos de fotografia do MASP e do MAM-SP. Além do Musem of Modern Art de Nova York, a obra do fotógrafo pode ser encontrada em acervos como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Maison Européene de la Photographie e Instituto Moreira Salles (que lhe dedicou um livro antológico editado em 2010-11), entre outras instituições. Farkas faleceu em São Paulo, em 2011.

A exposição inclui lançamento de livro homônimo com mais de uma centena de reproduções e textos dos curadores e do pesquisador Rubens Fernandes Junior, entre outros (220 páginas, bilíngue: português e inglês).

SERVIço







THOMAZ FARKAS: MEMÓRIAS E DESCOBERTAS

Local                         Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho, 842 – Vila Olímpia (11) 3842 0634

Período                    de 8 de novembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015
Horário                    de terça a sábado, das 10 às 19h

CuradorIa                Sergio Burgi e João Farkas

Assessoria de Imprensa: Solange Viana | t. (11) 4777.0234 | solange.viana@uol.com.br | HTTP://solangeviana.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário